sábado, 25 de fevereiro de 2012

ÓBIDOS - SINTRA





Pois sim, no passado dia 20 Fevereiro, e depois de desafiado pelo amigo Luis, acedi para ir rever trilhos passados mas ainda muito recentes (Raid XO 2011).
O Luis tinha lançado o recto para voltarmos a repetir alguns percursos do Raid XO em que partecipamos no ano anterior, e assim foi combinamos para um dia em que o nosso governo insistia que não haveria tolerância de ponto, por isso fizemos a verdadeira ponte.
Ao dueto juntou-se também um velho amigo do Luis o Nuno Pinto.
O local de partida foi no Lourel em direcção ao Telhal já montados nas máquinas e com um frio e novoeiro do caçete, para apanharmos o comboio da linha do Oeste.
Próxima paragem Óbidos.
Foi hora de colocarmos os tracks a funcionar, mas o Gps do Luis teimou em não querer funcionar, não diexando que o track se identifica-se, paciência.....havia mais 2 Gps.





























Ao chegarmos a Óbidos já eram 9:30, o tempo encontrava-se limpo e com uma temperatura bastante agradável, o que nos prespectivava um percusro sempre cheio de sol e sem muito vento.
Demos incio ao percurso subindo ao castelo de Óbidos mas não entrando na fortaleza, pois foi necessário contornar para podermos apanhar o track.
O percurso até Peniche foi bastante relonte sem muita altimetria, o que nos fez percorrer os cerca de 36km em pouco tempo.


O primeiro contacto com o mar foi na aldeia do Baleal, para quem já conhece, palavras para quê, para quem não teve ainda o prazer aconselho a dar lá um saltinho, pois é um local muito bonito e cool, aqui as regras são do mar e como não podiam faltar os desafiadores dele! surfistas e muitos!!!!!!! e uma comunidade pescatória importante (bom marisco e caldeiradas aqui se come)
Depois de uma pausa e um café tomado, foi hora de iniciarmos a segunda e maior parte do percurso, rumo a Sintra.
Agora foi a minha vez, sem saber porquê o meu Gps breackou e não consegui aceder ao track por isso ficou o que gravei "paciência" havia mais dois é o que é........




O track até Sintra levou-nos sempre á beira mar pela arribas e praias da região, Baleal, Peniche, Praia-Branca, Lourinhã, Praia Porto Dinheiro, Porto Novo, Santa Cruz, Praia Azul, S.Lourenço, Coxos, Ribeira D´Ilhas, Reiceira, Foz Lizandro.......o track levava-nos até á praia Grande mas como o dia já estava a tornar-se longo e a noite seguramente poderia cair connosco ainda nas falésias, optamos por fazer o resto por estrada até Sintra, corrida estonteante marcada pelo Nuno, valendo-me a roda do Luis como pretexto de não perder o rasto thanks ao dois.








Distância: 137 km
Duracção: 7:06 mts
Altimetria: 1869 mt


Aproveitando a deixa foi pretexto para fazer mais um teste á roda 29 e desta vez com uma máquina nova.

MARCA - ORBEA

MODELO - ALMA 

GAMA - S50




Teste superado mais uma vez, esta bike com caracteristicas de base muito diferentes da outra (Specialized StumpJumper HT), pois esta com quadro de carbono apresenta-se bem mais confortável, mas com alguma instabilidade na sua condução, pois o guiador é mais estreito e com uma altura ao solo superior (sendo reajustável invertendo o avanço para -10º)
A transmissão de origem é 22/36 com 10 velocidades (pouco) para andamentos mais rolantes esgotando com falicidade.
Mas as caracteristicas gerais destes novo conceito são bastantes apelativas, é uma roda que rola muito bem, apresenta-se ás descidas com firmeza e determinada, dando maior confiança ao rider, nas subidas consegue ter contacto constante com o terreno, permintindo o control da bike.
Outra vantagem desta marca é a possibilidade de personalizar o equipamento da Bike selecionada, existindo componentes base que podem trocados alterando o preço da bike, e vindo da fábrica já com essas caracteristicas montadas.


Visita o site da Orbe em http://www.orbea.com/pt-es/


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ARRÁBIDA e a RODA 29



As lides de bike parecem querer voltar ao normal.
Esta sexta foi dedicada a 3 em 1, Folga, BTT, e Test-Drive.
Depois de ter sido convidado pelo amigo Luis Lampreia a conhecer melhor a Arrábida, aproveitei agora esse convite, e fomos dedicar um dia completo ao BTT por paragens fantásticas para a prática desta modalidade.
Como podem ver na foto, levei comigo uma bike de test da marca Specialized "StumpJumper HT" Comp 29, para tirar as teimas sobre esta nova maravilha.
Sim posso assegurar que é uma bike smi-rigida com grandes caracteristicas, a roda 29 ficou para mim aprovada, com uma excelente performance nas várias situações em que a coloquei.
A Serra da Arrábida é conhecida pela grande variedade de trilhos, uns mais técnicos, estradões, lama, areia, subidas inclinadas etc.



O percusros que o Luis levava no seu GPS, tinha como ponto de partida e chegada a Quinta do Anjo.
Saimos em direcção a Palmela em asfalto para o aquecimento e ai entramos nos trilhos que nos levou até ao Cabo Espichel e de regresso pelo Meco e rumo ao ponto de partida, tendo percorrido 90km em 5:08h.
O dia apresentou-se cheio de sol e com uma temperatura agradável para pedalar, os trilhos secos e sem lama.


Voltando á roda 29, posso acrescentar que estava com alguma curiosidade para saber qual seria a sua resposta aos vários senários possiveis.


1 - subidas, não encontrei dificuldades nas subidas, relativamente á roda ter um diametro maior que a 26 suspeitava que poderia impinar mais em subidas inclinadas, nada disso, pois na realidade a geometria da bike está compensada com a suspensão.

2 - descidas, ui ui... nem parecia uma rigida, pedras, buracos, ramos, ela consegue passar com uma facilidade incrivel, segurança e precisão na direcção.

3 - rolar, chama-nos a pedalar, quer dizer que haja pernas para lhe dar mais pois fácilmente consegue-se um ritmo confortável e com uma prestação bastante elevada.

Estou convencido e aconselho a que experimentem pois vão gostar e!! quem sabe? ?

Obrigado Luis, .....ah! para a próxima tens levar o kit de parafusos ehehehe 
Próxima segunda feira, outra Serra agora o meu quintal
SINTRA  




segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

UMA MANHÃ COM OS BTTRETAS



Domingo 7:30h, 6º uhhhhhh que frio..............
...............de manhã bem cedinho sai de casa em direcção á Cavaleira, para me encontrar com um velho amigo, "Jorge" e que agora também anda nestas lides do BTT.
Ao ponto de encontro foram chamados vários ciclistas, alguns do grupo "BTTRETAS" e outros do "BOLINHAS BERLIN".
Este domingo o objectivo era fazer o reconhecimento do percurso para um futuro passeio destes grupos.
Depois de juntar o grupo e tomado um café para o caminho, iniciamos o passeio em direcção ao mar pelo "Caminho Da Praia".
Estradões e trilhos rápidos, sempre a descer até ás Azenhas do Mar, local de uma beleza............bem quem conhece sabe.
De seguida trilhamos junto á costa até ao Magoito.


Bela foto não? Este já não era o percurso até ao mar mas sim o de regresso a casa, eheheheh, na descoberta de caminhos novos ou na montagem de um percurso existe destas coisas.
O grupo foi bastante homogénio, e divertido, mas!!!! rapazes temos que parar para comer alguma coisa....OK?
Aproveitar as doçuras da região.
Estarei de volta num próximo domingo, abraço a todos.

Jorge e Pedro já estou a carregar as baterias para um nocturno deste.